terça-feira

José Ribamar Castro e João Santana iniciam atividades como Desembargadores

Os novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, José de Ribamar Castro e João Santana – promovidos, respectivamente, pelos critérios de merecimento e antiguidade, na última sessão do Pleno do TJMA – iniciaram as atividades nas câmaras onde vão atuar na Corte estadual de Justiça.

Como titular da 2ª Câmara Cível, José de Ribamar Castro ocupa vaga deixada pelo desembargador Vicente de Castro, removido a pedido para uma das câmaras criminais. O desembargador João Santana, por sua vez, como titular da 1ª Câmara Criminal, ingressa no Tribunal de Justiça com cerca de 300 processos criminais e 848 cíveis, oriundos do gabinete da desembargadora Maria dos Remédios Buna, que se aposentou recentemente.

SAUDAÇÃO – Na sua primeira sessão na 2ª Câmara Cível, José de Ribamar Castro recebeu as boas vindas dos desembargadores Marcelo Carvalho, Guerreiro Júnior, e procurador de Justiça Raimundo Nonato Carvalho Filho.

Na oportunidade, Marcelo Carvalho e Guerreiro Júnior manifestaram prazer em receber o colega na 2ª Câmara Cível, ressaltando a política adotada de buscar o diálogo com os advogados e métodos para aprimorar e acelerar os julgamentos. “Aqui discutimos mais o Direito substancial porque temos como única razão fazer Justiça”, disse Marcelo Carvalho.

Já o procurador de Justiça Raimundo Nonato Carvalho Filho expressou sua satisfação em dividir as sessões com Castro, relembrando os longos anos de amizade entre os dois, vinda desde o início de suas carreiras como advogados, durante júris populares em comarcas do interior. “Tenho grande respeito e admiração pelo colega e sei que ele vem engrandecer a instituição com seu comprometimento e saber jurídico”, afirmou.

O desembargador Ribamar Castro agradeceu a forma como foi acolhido pelos colegas e disse esperar compreender nos próximos dias o perfil e entendimento do órgão julgador e, assim, corresponder às expectativas dos pares.

COMPROMISSO – Na primeira sessão como titular da 1ª Câmara Criminal, o desembargador João Santana reafirmou o seu compromisso com a Justiça. Ele recebeu saudações do Ministério Público, por meio da procuradora, Selene Coelho de Lacerda, e do desembargador Raimundo Melo que discorreu acerca da sua trajetória como magistrado, desejando-lhe sucesso na nova função.

“Estou certo de que esta câmara e todo o Poder Judiciário terão os seus trabalhos enriquecidos com a presença do desembargador João Santana, homem íntegro, de conduta ilibada e sábio operador do Direito, que somará esforços imensuráveis, visando excelente prestação jurisdicional para os cidadãos que buscam o Judiciário”, declarou o desembargador Raimundo Melo, presidente em exercício da 1ª Câmara Criminal.

A sessão contou com a participação do juiz Samuel Batista de Sousa, que compôs quorum no julgamento dos processos.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe!